quinta-feira, 25 de abril de 2013

Constipação intestinal infantil

Hoje vou falar sobre um problema que o nosso Theo está enfrentando e que percebemos ser mais comum do que parece em crianças, principalmente na idade que ele está, 1 ano e 6 meses.

Prissão de ventre, constipação intestinal ou popularmente conhecido como ressecamento infantil. Trata-se da criança que tem dificuldade em fazer cocô por algum motivo. Pode ser ele por medo de doer e a criança acaba segurando, pode ser por causa de uma alergia alimentar de algo que ela esteja ingerindo regularmente, ou por uma disfunção no intestino.

O Theo começou com esse problema antes mesmo de fazer um aninho. Com meses, ele não fazia todo dia e quando fazia, saía muito durinho, o que machucava ele, mas o pediatra dizia ser normal, pois os bebês que tomam leite em pó costumam ser um pouco "ressecados". Mas com o passar do tempo e depois de começar a comer comida sólida, piorou. O organismo dele, que já não digeria muito bem o leite, teve mais dificuldades ainda para digerir os alimentos, e ele chegou a fazer cocô quase uma vez por semana.

Desesperados, recorremos novamente ao pediatra e ele nos indicou supositórios de glicerina (glicerin), além de uma dieta com muita fibra (aveia, linhaça, frutas), sucos.
Também tentamos o supositório infantil da Pfizer, mas ele era pior que o glicerin pra colocar, era muito sofrido ter que colocar nele todos os dias, fazer ele ficar parado, até fazer um pouco de efeito, enfim.

Depois o médico indicou um remédio chamado Lactulona, que ele tomava uma vez ao dia antes do almoço, isso diminuiu um pouco nosso stress de ter que ficar colocando supositório, mas sabíamos que o remédio era só enquanto conseguíamos uma consulta com um gastroenterologista pediátrico, que é praticamente um parto pra conseguir.
Tanto o remédio era provisório que aos poucos o efeito foi diminuindo e outra médica nos indicou o Minilax, que é uma espécie de gelzinho que você introduz com a pontinha do próprio recipiente e age quase que instantaneamente, muito melhor que o glicerim, pois o bebê não precisa ficar um tempo deitado na mesma posição para funcionar. Se tivessem me indicado logo o Minilax ao invés do supositório, teria nos poupado muito sofrimento para o nosso bebê.





Depois começamos a busca por um gastro pediatra. Pelo nosso convênio Bradesco Saúde nunca conseguíamos marcar, pois a agenda sempre abria um mês antes e quando ligávamos, as vagas já estavam preenchidas. 

Com receio de que esse problema do Theo acabasse acarretando outros devido a demora no tratamento, decidimos desembolsar R$ 250,00  (que esperamos reaver do plano de saúde, pois vamos pedir reembolso) numa consulta particular, que também foi super difícil de marcar, pois há poucos profissionais em Brasília. 

Procuramos o Centro de Gastropediatria que fica no Ed. Júlio Adnet, na 709/909 sul e lá a médica nos disse que poderia ser uma alergia alimentar, uma disfunção de família (pois temos histórico na família) ou simplesmente porque o Theo, com medo de doer, poderia estar segurando na hora de fazer. Ela disse que independente da causa, o tratamento de constipação intestinal demora de 3 a 6 meses e que teríamos que consultá-lo com ela pelo menos uma vez por mês durante esse tempo.

Além do remédio que tivemos de encomendar na Farmacotécnica, o PEG 4000 sem eletrolito e sem sabor (  30 sachês de 12g), ela passou vários exames e pediu que incluíssemos no máximo de vitaminas e refeições que pudéssemos farinha de aveia e linhaça.  

Hoje levamos ele ao Sabin do Hospital Alvorada, na 710/910 sul, pois é o único da rede que faz todos os exames que a médica pediu. Foi a primeira vez que ele precisou tirar sangue e foi um sufoco, tadinho. Além de ter que furar o dedinho de 15 em 15 minutos, ele teve que tomar uma solução de gosto esquisito com a barriguinha vazia, em jejum.

Mas acho que agora estamos no caminho certo. Logo logo vamos descobrir o que nosso bebê tem e vamos tratá-lo para que ele fique bem!!!







52 comentários:

  1. Vai dar tudo certo , que Deus cure seu filho.

    ResponderExcluir
  2. Olá! E o tratamento deu efeito positivo? O Theo melhorou? Estou enfrentando o mesmo problema com meu bebê de 9 meses. Começou a tomar o Peg 4000, espero que ele melhore sem precisar realizar a biópsia.

    ResponderExcluir
  3. Gente o peg 4000 é otimo, o meu filho toma desde 1 aninho, tomou 1 ano inteiro dai a medica deu alta, pois o intestino acustumou que tinha que trabalhar, chegou a ficar 10 dias sem evacuar, precisei levar ao PA para lavagem, meu Deus que sofrimento, nunca mais na vida, foi ai que conheci o peg 4000 que a gastro infantil receitou, foi uma maraviha, mas agora com 6 anos voltou a ficar preso, e eu retomei com o peg, funciona mesmo e nao causa efeito colateral e nem colicas....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quantos dia a partir do uso começa a fazer efeito? Obrigada.

      Excluir
    2. Nossa que notícia maravilhosa! Estava com receio de dar e aumentar as cólicas ou ter algum outro efeito colateral ... Já vou manipular!

      Excluir
    3. Comecei a dá faz 4 dias, minha bb ainda não fez cocô... É normal? Ele tem efeito rapido?

      Excluir
    4. Olá mamães minha bebê também estar assim ressecada tadinha mais estou dando o peg ela estar fazendo dia sim dia não.

      Excluir
  4. Oi gente! Depois de quantos dias de uso do peg 4000, começa surtir efeito.? A minha filha tá usando a dois dias e nada!Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu filho tem 5 anos só depois de 7 dias que surtiu efeito teve que fazer 2 lavagens ja e horrível.

      Excluir
  5. Não consigo o peg4000 na minha cidade. Vocês compraram em farmácia alopática ou homeopática?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprei em farmácia homeopática. O meu filho está usando há 5 dias , mas ainda não notei melhoras.

      Excluir
    2. Eu mandei manipular.
      Meu filho tem 9 anos, começou hoje, depois conto!

      Excluir
  6. Nos conte hoje como está o Theo em relação a isso, melhorou? Tenho um filho de 4 anos que enfrento isso há uns 2 anos...cansada já.

    ResponderExcluir
  7. Quando começa a tomar o pé 4000, demora alguns dias até fazer efeito, mas depois disso se continuar tomando certinho ele faz com que a criança faça todos os dias e sem sofrimento, meu filho fax uso do peg 4000 a dois anos e meio.

    ResponderExcluir
  8. Minha filha toma o peg desde os 2 anos. Foi milagroso! Hoje ela está com 8 e não aguento bem sentir o gosto e cheiro dele...Não toma tem 1 mês e o ibtesinte esta terrível! Ela como tudo de frutas e kegunes, toma colher de oóle de coco, ameixa e manai , manga, laranja todo dia. Segunda feira vai começar tomar as 10 homeopatias tipo dose únicas que Dr. Maurício Crispim passou. Ela tbem toma uma formulação de 6 lactobacillus q a nutricionista Waléria Medeiros passou. Vamos com de!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Por favor, gostaria de saber por quanto tempo o Theo fez uso do polietilenoglicol

    ResponderExcluir
  11. Minha sobrinha tomou por 3 anos peg melhorou. Hoje evacua Normal

    ResponderExcluir
  12. O peg 4000 tem efeitos colaterais?pq quando meu filho toma reclama de dor na barriga e tem náuseas é normal?ele tem 3anos e 8 meses!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm queria saber, minha filha tomou dentro de 5 dias apenas 2x saches com 14g (Fez coco no dia seguinte a primeira tomada) e está reclamando de dor na barriga, estou preocupada, suspendi o uso.

      Excluir
  13. Meu filho começou toma já tem 3 dias nan vi resultados ainda !!! Arthur

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certifique-se se a dosagem está correta,estando correta ele sempre funciona por volta do quarto dia.

      Excluir
  14. Meu filho também começou tomar já tem 2 meses e tá sendo muito bom.

    ResponderExcluir
  15. Eu filho já tem 20 dias que estamos na luta com ele duas lavagens e começou a tomar o o PEG tem 3 dias estou preocupada se vai fazer efeito mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza vai,se estiver na dosagem correta é claro!Ele não produz efeitos colaterais como as pessoas estão dizendo aí,não provoca cólicas é excelente!ele faz acumular água no intestino fazendo com que ele funcione.meu filho usa a muitos anos e sempre funcionou,mas quero que ele pare de tomar eu acho que o intestino dele ficou preguiçoso.Vai dar certo tenho certeza!

      Excluir
  16. Esse remédio e milagroso, a única coisa que melhorou parece um milagre mesmo.

    ResponderExcluir
  17. Santo remédio... estamos dando pra minha neta e foi o que resolveu, depois de um ano de sofrimento. Manipulamos por indicação. A unica duvida é por qdto tempo posso dar. Alguem sabe??

    ResponderExcluir
  18. Alguém sabe me dizer quanto tempo mais ou menos ele faz efeito???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa!Meu filho esta tomando o Peg 4000 a uma semana, completou hoje. E so hoje ele fez 3 vezes, as ultimas 2 vezes foi uma pastinha, fiquei muito feliz pq fazia tempo que eu tinha visto o coco dele tao molinho, Teve que tomar banhos de tao molinho aí tava Tomara que continue assim

      Excluir
  19. Oi boa noite, qual a dosagem do peg4000 que vcs dão. Meu filho tem 6 anos e a pediatra falou 10mg 1 sachê. Estou ansiosa.

    ResponderExcluir
  20. Oi ,entao meu menino tem 3 anos e 10 meses ta tomando 20g 1 vez ao dia apos fazer, diminuir pra 10g . demorou 6 dias pra fazer efeito,mas tambem fez tudo q tinha direito🙌.

    ResponderExcluir
  21. Olá, meu filho começou com constipação com 1 ano e 6 meses , fiz e nada resolvia foi ai que uma pediatra passou peg 4000 com 4 mg, ele começou a fazer efeito com 10 dias depois de 10 dias foi uma Maravilha. Todos os dias 3 vezes ao dia ele ia pro cantinho atrás da porta e fazia.

    ResponderExcluir
  22. E mau de Théo, o meu tem 3,8 meses, e tem dias que fica ate 7 dias sem evacuar, depois de a pediatra passou peg,ajudou muito. Mas se deixar de da um dia,volta o sufo tudo de novo. Mas o peg resolve e muito, o meu Théo tomar 2 vezes por dia, a pediatra falou que aposta da o peg e bom a criança fazer um atividade pra estimular o intestino, brinca em pé. mas recomendo o peg,coloco no suco,yakut,cafe com leite...

    ResponderExcluir
  23. Peg é ótimo mesmo,Mas investigue melhor essa constipação.Minha filha tem megacolon e tem que operar.

    ResponderExcluir
  24. Que exame ela precisou fazer para detectar o problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raio x de enema opaco.Ela operou e esta otima.Hoje toma colact e tamarine kids

      Excluir
  25. Uma pergunta se alguém poder me responder, pois me esqueci de perguntar a pediatra. O sachê do dia deve ser diluído e tomado imediatamente todo, ou posso diluir e dar aos poucos caso minha filha naon tenha tomado tudo de uma vez só?

    ResponderExcluir
  26. A gastro pediatra da minha filha disse para dar de manhã de uma vez só...

    ResponderExcluir
  27. Meu filho lorenzo tambem rem constipação intestinal tudo que o theo tomou meu filho tambem tomou faz 2 dias que começou tomar peg tenho fé que achei a solução para meu filho

    ResponderExcluir
  28. Oi minha filha começou tomar tá fazendo efeito só q o coco tá verde e normal alguém mais passou assim coco verde

    ResponderExcluir
  29. Oi Boa noite tudo bem.estou pesquisando á respeito do seu filho Theo.vcs resolveram porque tenho uma filha de 3 anos e estou passando pelo mesmo problema

    ResponderExcluir
  30. Oi boa tarde meu filho começou tomar há 3 dias mas ainda não fez efeito? Com quantos dias o peg. 4000 começa a fazer efeito?

    ResponderExcluir
  31. Esse peg 4000 é ótimo, meu netinho tem 3 anos e segurava muito, sofria tanto e eu sofria junto , nada que eu dava frutas ou ameixa lata resolvia , fez lavagem duas vezes ..chegava mexer até com psicólogico da gente.. até que o gastro passou peg 4000
    Ele garantiu q ia dar certo
    E deu mesmo!!! Ficamos muito felizes , ele passou 3 meses
    Qdo paramos ele voltou segura aí eu entrei novamente com o peg 4000 e a 2 meses estou dando direto
    Como é natural acredito q não faz mal, mais vou marcar consulta com gastro p saber se posso continuar por um tempo

    ResponderExcluir
  32. Faz 6 dias que meu filho começou a tomar o peg 4000 e ainda da não fez efeito,alguém pode me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!!! Tbm gostaria de saber... estou dando para o meu filho de 3 anos... amanhã fecha 3 dias! É assim mesmo? Demora um pouquinho? Estou ansiosa pois não faz cocô desde sábado, 6 dias hj...

      Excluir
  33. Minha filha tem 2 anos e ah 2 dias que fez lavagem intestinal. Pois ele é muito ressecada e a médica passou o peg 4000.ela vai começar a tomar a manhã. ..estou confiante que vai dar certo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto tempo o remedio faz efeito?

      Excluir
    2. Minha filha toma já vai fazer 1 ano , ela as vezes precisa tô ar 2 sachês no dia pra pode fazer coco

      Excluir
  34. Passamos pela mesma coisa com nosso filho. Foram 4 anos de muito sofrimento e muitas idas a emergência. Depois da biópsia e a ingestão do PEG 4000 e ensure pela manhã tem trazido benefício enorme pro meu filho que agora já está com peso normal e se alimentando super bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixa te perguntar meu filho também começou tomar.peg faz 7 dias porém faz dois dias que não faz Coco já passou Porisso no tratamento dele

      Excluir